sexta-feira, 23 de agosto de 2019

MHA: metodologia diferenciada é utilizada para ensino da gramática


Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS 0001450

De 20 a 22 de agosto as turmas do 9º Ano “A” e “B”, além do 3º Ano do Ensino Médio “B” da Escola Estadual Maria Helena Albaneze, período matutino, puderam desfrutar de mais uma aula com metodologia diferenciada na aprendizagem da Língua Portuguesa com a Professora Mestra em Língua Portuguesa, Camila Vergilia Rosa Cavalcante.
As turmas puderam desenvolver diversos descritores previstos para o ensino com a atividade, tais como: Descritores do Tópico III - Relação entre Textos; Descritores do Tópico IV - Coerência e Coesão no Processamento do Texto; Descritores do Tópico V -Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido; concluindo, Descritores do Tópico VI- Variação Linguística.
Acompanhe prévia descrição da atividade:
Passo 1- Foi solicitado aos estudantes que se dividissem em grupos;
Passo 2- Foi entregue a cada grupo um quebra-cabeça, pedaço de papel pardo, tesoura e cola;
Passo 3- Os estudantes montaram o quebra-cabeça, colaram-no no papel pardo e iniciaram a leitura e interpretação, evidenciando: Temática da crônica- personagens, introdução, desenvolvimento e conclusão;
Passo 4- Identificação gramatical- no texto haviam frases grifadas de acordo com o conteúdo estudado por cada turma (9 º B – Oração Subordinada Adjetiva) ; (9º A e 3º Ano B do E.M.- Concordância Nominal);
Passo 5- Os painéis de leitura e análise foram fixados na parede da sala para leitura, interpretação e inferências;
Passo 6- Os trabalhos foram corrigidos oralmente com cada grupo. Foi retomada uma breve explicação sobre os conteúdos. O grupo que obteve maior número de acertos foi premiado com chocolate e pontuação extra na P2 que ocorrerá nos próximos dias.
O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas” Jean Piaget





Nenhum comentário:

Postar um comentário