quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Disciplina de Língua Portuguesa utiliza cartazes com mapas mentais para estimular memorização e aprendizagem


Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS 0001450

A Língua Portuguesa possui diversas regras gramaticais que são essenciais para a aprendizagem da língua materna. Nem sempre os estudantes conseguem essa memorização imediata, comprometendo assim, o rendimento escolar. Visando o estímulo à memorização das regras gramaticais e ensino efetivo da gramática, a Professora e Mestre da área de Língua Portuguesa, Camila Vergilia Rosa Cavalcante, está utilizando desde o mês de julho a técnica de elaboração e exposição de cartazes em sala contendo pequenos mapas mentais, com as turmas do 9º ano “A” e “B”; e do 3º ano do Ensino Médio “B”, período matutino. A técnica já garantiu melhora na aprendizagem e consequentemente bons resultados nas avaliações mensais da disciplina.
Mapas mentais são ferramentas utilizadas para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em específico. Sua estrutura foi pensada especialmente para facilitar o aprendizado e a administração da informação. Desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, o método tem como maior diferencial o fato de organizar as informações de maneira harmônica com os processos cognitivos. Isso significa que o mapa mental dispõe o conteúdo da mesma maneira que ele é entendido pelo nosso cérebro, fortalecendo as sinapses neurais. Ou seja, é muito mais fácil memorizar e compreender dessa forma.
Os cartazes com os pequenos mapas foram confeccionados com as turmas, de forma simples, utilizando papel pardo, canetinhas e até lápis de cor. Os materiais continham as principais regras referentes aos conteúdos estudados nos últimos meses pelas turmas: orações coordenadas, orações subordinadas e concordâncias nominais. Os mesmos ficaram expostos nas paredes das salas e à disposição para consultas, facilitando não apenas à memorização das regras, como também auxiliou no desenvolvimento dos exercícios e retomada de conteúdo. Os cartazes foram removidos das salas apenas para a aplicação da avaliação escrita mensal da disciplina.
Devido ao sucesso da metodologia e dos avanços positivos em relação à aprendizagem, os pequenos mapas mentais farão parte do ensino da língua materna destas turmas até o final do letivo de 2019.



Nenhum comentário:

Postar um comentário